segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Como antigamente


Como resultado dessa pesquisa por pratos familiares tradiconais, que chamo de cozinha de origem, tenho buscado cada vez mais usar ingredientes caseiros, artesanais. Meus pais moram na fazenda e como ambos gostam de cozinhar temos queijos caseiros (frescal, ricota, prato, parmesão), manteiga, linguiças ( de porco e de javali ) e defumados, como o bacon.

Moro na cidade, mas como meu quintal é grande tenho uma horta com tempeiros, folhosas, tomates, ervas e um pequeno pomar de cítricas e nativas.

Inspirada por esta coisa de cozinhar como antigamente montei um cardápio interessante para o dia dos pais, que vou publicar nas próximas postatgens.


Massa de macarrão caseira


500 g farinha de trigo
50 g semolina
50 ml azeite de oliva extra-virgem
5 ovos
50 ml água
Sal que baste.

Preparo

Misture a farinha a semolina e o sal e faça um "vulcão" sobre a bancada. Abra os ovos, coloque o azeite e misture com os dedos até pegar liga. Se necessário acrescente um pouco de água . ( depende da farinha e do tamanho dos ovos) . Amasse até obter uma massa elástica e firme. Envola em filme plástico e deixe descansar pelo menos quinze minutos. Abra a massa com a máquina de macarrão ( a minha é a Atlas 150 da Mercato- muito boa ). Corte no formato desejado e coloque para secar.

Dicas e Truques

Caso você não tenha máquina, abra a massa bem fina com o rolo, depois, polvilhe farinha e enrole como um rocambole. Corte a cada 0,5 cm e desenrole. Você terá um talharine " maltagliato".

Para fazer a massa com sabores eu prefiro usar os pós de vegetais que encontramos no Mercado municipal que o purê de vegetais, que contém muita água . Acrescente o pó ( 25 a 50 g) aos ingredientes secos e misture antes de juntar os ovos e o azeite. Uma pitada de bicarbonato de sódio ajuda a segurar a cor das massas. Experimente beterraba, espinafre, manjericão seco, pimenta, cacao, etc.

Você pode deixar a massa secar ou congelar a massa fresca. Para congelar, coloque sobre uma assadeira, separadas por folhas de papel toalha até congelarem, depois embale com saquinhos para alimentos. Descongele no cozimento.

2 comentários:

Axly disse...

Uma massinha caseira é sempre muito bem vinda, além de ter o sabor mais especial que existe!
Kisss pra ti^^

Marcia disse...

Luisa,
adorando seu espaço.
Tive pousada durante 10 anos e comandei a cozinha . . . também.
Sempre foi a partee que mais gostei apesar de ser a mais trabalhosa.
Veja só, também postei massa caseira hoje, que coincidência!.
Bjos e boa sorte.